domingo, 30 de agosto de 2009

Paulo Bento

O treinador leonino depois de uma pré época aquém do esperado, da eliminação da champions e de um ínicio de campeonato paupérrimo. Apesar de ter toda a confiança da direcção, nem sempre a compreensão dos adeptos é a melhor. Por isso, e após alguns assobios, e críticas que teêm tanto de injustas como inadequadas da comunicação social, é indesmentível que Paulo Bento é nos dias de hoje um treinador frágil, onde já viveu melhores dias.
Para mim, e pelo que fez em anos anteriores pela equipa leonina é sem dúvida um treinador credível, competente e conhecedor do futebol, por isso não é o seu bonito penteado e a sua voz irritante que me farão mudar de ideias que o Sporting está muito bem servido. Aliás, estando em fim de contrato, para mim seria sempre a solução nº1 para o Slb na época que agora começou (não significa que desgoste de Jorge Jesus, antes pelo contrário).
Mas tenho que admitir que o futebol praticado e a época está a ser uma desilusão. Por isso, só à 2 situações que possam explicar estes resultados negativos, ou faltam os golos do Liedson para normalizar a situação, ou por algum motivo os jogadores estão " a fazer a cama ao mister".
Porque antes o Sporting vendia, não comprava, a equipa jogava à bola e ganhava. Este ano não venderam, reforçaram-se bem e as coisas estão a fracassar.
Sinceramente, encontro-me curioso para saber como a equipa reage a este momento.

Quero mencionar que escrevo este topic, horas antes do Sporting se deslocar a Coimbra, ou seja, sem saber o resultado final.

Liga Espanhola



Há palavras para descrever como vai ser esta liga? Para mim díficil descrever, mas no meu entender, uma liga pouco competitiva, onde Barcelona e Real Madrid estão a milhas de distância de qualquer outra equipa. Contudo os investimentos astronómicos de ambas as equipas ajuda a perceber como vai ser quente este campeonato, vale por certamente serem as duas equipas mais fortes do Mundo.
Neste momento diria 51% para Barcelona, 49% de hipóteses para o Real Madrid. Sim, falei nestes valores, para descrever como acho que vai ser equilibrado este campeonato quanto ao título. Dou ligeiro favoritismo aos catalães, por terem a equipa já entrosada e estabilizada e a confiança está em alta, após a magnífica época anterior. Em contraste, temos um Real Madrid que se os jogadores renderem o que valem, é sem dúvida a equipa mais forte do Mundo.
Depois temos para os lugares cimeiros, os do costume, onde este ano até investiram relativamente pouco. Refiro-me, claro ao Atlético Madrid, Sevilha, Villareal, Valência e uma ou outra surpresa que possa aparecer.

Façam as vossas apostas.

Por mim. . . .
uno, dos, tres: hala Madrid :estrelas:


RAP - Chama Imensa 29-08-2009

Abriu a caça ao jornalista
A chama imensa
Por ricardo araújo pereira
GOSTAVA de começar por pedir desculpa pelo que aqui escrevi na semana passada. Quando falei dos sucessivos espancamentos que vitimam os funcionários do Porto, cometi um erro grave: esqueci-me das agressões que, também na região do grande Porto, têm vitimado os jornalistas. Carlos Pinhão foi espancado à saída de um Beira-Mar-Porto, Marinho Neves foi agredido várias vezes e, a fazer fé nos jornais, esta semana calhou a um repórter do Jornal de Notícias ser vítima de atropelamento e fuga. Desta vez, não se trata de um jornalista desportivo e, como fazia cobertura a um caso da vida privada de Pinto da Costa, o acontecimento não deveria ter repercussão nos jornais desportivos. Foi então que a SAD do Porto emitiu um comunicado a explicar o sucedido, e nessa altura o episódio passou a pertencer ao âmbito do futebol. Notou-se. A polémica que se seguiu foi mais parecida com uma discussão sobre futebol do que com uma conversa sobre código da estrada. O jornalista disse que foi atropelado; a SAD diz que houve apenas um contacto lícito entre o retrovisor e o homem. Uma espécie de carga de ombro automobilística. É tudo uma questão de intensidade, como diria Pôncio Monteiro. As testemunhas disseram que a polícia mandou parar o carro; a SAD alega que o motorista não ouviu o apito, pelo que não há lugar à amostragem do cartão amarelo. Como é evidente, tratar o episódio como um caso futebolístico, e não como um problema de trânsito, beneficia Pinto da Costa: no mundo do futebol, em princípio, nunca lhe acontece nada.
NO dia 9 de Junho, em entrevista à RTP, José Eduardo Bettencourt disse que Paulo Bento era, e cito, «o melhor treinador da história do Sporting». Em Julho, depois do falecimento de Bobby Robson, recordou o inglês como «um bom treinador», e disse que o seu despedimento por Sousa Cintra tinha sido um «erro histórico do Sporting». Em Maio, já tinha dito «Paulo Bento forever». Em princípio, portanto, e tendo em conta que forever dura bastante tempo, neste momento é mais provável o Sporting despedir o presidente do que o treinador.
Benfica-Marítimo. Na grande área dos visitantes, um defesa lança-se para o chão e, inadvertidamente, toca com a mão na bola. O jogo estava empatado. O árbitro mandou seguir. Sporting-Braga. Na grande área dos visitantes, um defesa lança-se para o chão e, inadvertidamente, toca com a mão na bola. O jogo estava empatado. O árbitro mandou seguir. Porto-Nacional. Na grande área dos visitantes, um defesa lança-se para o chão e, inadvertidamente, toca com a mão na bola. O jogo estava empatado. O árbitro marcou penalty. Diz-se que faz falta definir um critério para ajudar a avaliar estes lances. Como é óbvio, o critério já existe. Toda a gente o conhece, e é bem antigo.

sábado, 22 de agosto de 2009

RAP - Chama Imensa



A chama imensa: Há mais espancamentos no Porto hoje do que em Chicago nos anos 20

Por Ricardo Araujo Pereira

Qual é a profissão mais perigosa do mundo? Militar? Polícia? Não: funcionário do Porto. É incrível, mas os funcionários do clube da organização são os que se encontram mais vulneráveis ao crime organizado. Quem trabalha para o clube do rigor está mais perto do rigor mortis. Derlei foi ameaçado, Costinha ameaçado e insultado, Paulo Assunção ameaçado, insultado e perseguido. O carro de Cristian Rodríguez ficou com os vidros partidos, o de Co Adriaanse levou com um very light. As agressões são tão eclécticas quanto o próprio clube, e por isso não esquecem as modalidades: o basquetebolista Matt Fish foi agredido num escritório, e agora o futebolista Adriano, 11 dias depois de ter sugerido que iria fazer revelações polémicas sobre o Porto, foi espancado à porta de uma discoteca. A violência contra funcionários do Porto é tão frequente que devia ser contratualizada e comunicada à CMVM: «O jogador Adriano assinou contrato por três anos com a FC Porto SAD, ao longo dos quais vai auferir um salário de 35 000 euros mensais e enfardar duas cargas de pancada por trimestre».

O mais surpreendente é que tudo isto aconteça impunemente a empregados do clube da gestão altamente profissionalizada. O Porto não consegue proteger os seus trabalhadores, nem parece interessado em fazê-lo. Nunca os dirigentes do clube da competência e da estrutura vieram a público manifestar indignação contra quem agride os seus funcionários. Não se ouve um apelo às autoridades, uma intenção de agir judicialmente contra incertos, um pedido para que os bandidos vão agredir gente de outras colectividades. Nada. Mas talvez o problema seja a enorme quantidade de suspeitos: quem teria interesse em agredir um jogador que está a treinar-se à parte porque recusa há anos as soluções de transferência que o Porto lhe propõe e duas semanas antes da agressão, disse: «Quando eu decidir falar, saiam da frente»? Tanta gente.

Pelo menos, agora percebemos melhor o que Adriano quis dizer: «Quando eu decidir falar, saiam da frente, porque nessa altura já não devo ter dentes e sou capaz de ter dificuldades em controlar a saliva».

No final do jogo contra o Paços de Ferreira, Jesualdo Ferreira lamentou: «É fácil expulsar Hulk em Portugal». Alguém console o professor, porque está a chorar em vão. Na verdade, não é assim tão fácil. O que continua a ser fácil, em Portugal, é anular golos aos adversários do Porto no último minuto. Expulsar o Hulk é até bastante difícil, na medida em que, ao contrário do que sucede com os outros jogadores, Hulk só recebe ordem de expulsão ao fim da segunda infracção para vermelho directo: a bofetada a um jogador do Paços de Ferreira nem amarelo valeu, e a tesourada por trás justificou, com favor, um relutante segundo amarelo.

Embora ache que Hulk devia ter sido expulso ainda na primeira parte, gostaria de deixar claro que não condeno o seu comportamento. Pelo contrário, até acho ajuizado que os jogadores do Porto pratiquem actos violentos em campo. É uma maneira de mostrar a futuros capangas que também têm jeito para andar à pancada. Pode ser que os desencoraje.


Não resisti a colocar esta crónica do grande Ricardo Araújo Pereira. Como sempre sem medos de dar a cara pela transparência do futebol e claro como adepto do Slb. RAP continua assim, ÉS GRANDE.

Calcio

Longe vão os tempos, em que a Liga Italiana entusiasmava qualquer adepto do futebol. Está sem dúvida num campeonato que tem mais nome do que qualidade. Prova disso, é que os melhores jogadores saiem, nenhuma equipa consegue impor-se em competições europeias, o catenaccio faz dos jogos com poucos golos e estádios vazios é uma constante.
Um Milão pelas horas da morte e uma Juventus a querer recuperar do Calciocaos faz com que José Mourinho tenha mais a perder do que a ganhar. Sim, se for campeão é natural (até Mancini limpava tudo), caso não seja campeão cairá em desgraça.

Inter - É sem dúvida o principal candidato, a concorrência é fraca, a equipa perdeu o melhor jogador, mas reforçou-se ainda melhor. Penso que o principal objectivo seja finalmente fazer uma campanha convincente na Liga dos Campeões.

Juventus- Reforçou-se pouco, mas conscientemente, apenas 2 reforços, mas serão para serem titulares de caras. Contudo, em condições normais muito curto. Treinador faz a sua estreia e as expectativas ainda são poucas, mas claro a hipótese de surpreender não está afastada.

Milão- A anos luz, daquele potente Milão que comecei a ver jogar. Equipa "velha" sem ambição, e onde apenas lamento que Pato ando ali perdido. Mas quem tem um presidente que a sua principal preocupação seja prostitutas, também não merece melhor.

Depois teremos, sim um campeonato disputado e aliciante na luta do ao lugar, onde haverá um grande equilíbrio com Roma, Fiorentina, Génova, Nápoles, Lazio e Palermo.

De destacar as principais contratações:
Eto`o- Inter
Milito- Inter
Diego- Juventus
Filipe Melo- Juventus
Huntelaar- Milão
Amelia- Génova
Palacio- Génova
Crespo- Génova
Zapater- Génova
Quagliarella- Nápoles
Zuniga- Nápoles
Pastore- Palermo
Panucci- Parma

Ah,se puderem acompanhem este menino ....... Mauro Zárate.

Ninguém mete mão nisto?

Na semana passada assisti, ao Benfica-Marítimo. Apesar de nenhum grande ter ganho e de o Benfica ter sido a equipa mais convincente, saí com a sensação que vai ser muito difícil sermos campeões. O Benfica pode ter equipas fortes, mas enquanto por cá andarem os Vilas Boas, os Olegários e os Proenças, acredito mais na conquista da Liga Europa. O anti-jogo que o àrbitro permitiu e ajudou pela parte do Marítimo ajuda a demonstrar o motivo de ao fim de 9 jogos, 4 deles terem terminado empatados a 0. E depois querem adeptos nos estádios? É o campeonato que merecemos.

Beto

O defesa central Beto assinou por uma época pelo Real . . . desculpem enganei-me, foi pelo Belenenses.

domingo, 16 de agosto de 2009

Liga Sagres

Está de volta a nossa liga. O Porto encontra-se como em anos anteriores, deixa sair algumas das suas principais pérolas, embora consiga arranjar sempre soluções à altura. Quero acreditar que não seja fácil regresso à realidade sem Lucho e Lisandro essencialmente. Mas o mais certo é que naquela quantidade de jogadores contratados, certamente alguns se destacarão. Ainda assim, o mais forte candidato.
O Sporting reafirmo não está tão enfraquecido como querem fazer querer, não tenho duvidas que voltará a fazer um excelente campeonato. Mas penso que o banco de suplentes continua a ser curto.
Benfica- Excelente plantel, acima de tudo porque Jesus conseguir pegar e recuperar alguyns jogadores. Vou acreditar que esta pré época não seja um acaso e que as principais rotinas comecem a ser criadas para um Benfica rumo ao título.
Surpresas- Marítimo e Guimarães
Desilusões- Braga e Leixões

sábado, 15 de agosto de 2009

Premier League

Este fim de semana tem início a sempre apaixonante liga inglesa.
Este verão foi marcado pelos reforços do Man City e pela saída de Cr7.
Penso que vamos ter 3 candidatos e depois aparecerá variás equipas na 2º linha com grande qualidade.
Candidatos ao título:
Man United- Numa palavra, tri-campeão. Penso que está mais enfraquecido em relação à época passada devido às saidas do internacional português e de Carlitos Tevez, onde Valencia e Owen estão a quilometros de serem alternativas adequadas. Mas, quem conhece Sir Ferguson, não se mostra surpreendido com esta política de mercado.
Chelsea- De longe o plantel mais forte ( e parece que não fica por aqui, fala-se com insistência em Pirlo e Kun Aguero), mas em contrapartida tem o pior treinador dos candidatos. Com Guus Hiddink para mim o título seria uma certeza.
Liverpool- Sendo a equipa mais estável e entrosada, acredito sériamente que é este o ano que vai "matar o borrego de 20 anos". Go Reds. You will never walk alone.
Depois temos Man City com todos os reforços que conseguiu, será uma força ainda maior, mas ainda assim um plantel ainda insuficiente para outros voos que as competições europeias.
Arsenal é uma equipa cada vez enfraquecida, que começa a ter um rumo que não consigo entender. Fui dos primeiros a apoiar o projecto Wenger, mas neste momento não desminto que começa a ser um projecto falhado caso o francês mantenha as mesmas bases.
Aston Villa está uma sra. equipa, verdade que perdeu o seu melhor jogador, mas sempre bem orientada e dispondo de um grande leque de bons jogadores continuará a pisar os calcanhares aos gunners.
Tottenham apesar de ser uma equipa no mercado, só olhando para avançados, este ano continuará nos lugares cimeiros, tendo argumentos para discutir qualquer jogo.

Concluindo: O Chelsea é treinado por Ancelotti
Man United perdeu o melhor do Mundo
Arsenal continua um infantário

Por isso, LIVERPOOL eu acredito !!!!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Liga Record JDP 09/10

Amigos a Liga Record está de volta e JDP vai voltar a ter uma liga privada... por isso quem estiver interessado, compre a revidsta que de seguida darei o código para entrar no nosso campeonato. Este é o desafio que o organizador e vencedor da época passada vos deixa.. eheh.
Se alguém quiser participar com jantares mensais de contemplação ao vencedor de cada mês ou se tiverem outra ideia sugiram. Não guardem para o fim, depois não há revistas... Boa sorrte, alguma dúvida na revista será esclarecido de tudo.. Um campeonato de pessoal conhecido tem outro sabor.

A liga este ano vai ter algumas novidades, nomeadamente o facto de ter deixado de existir algumas posições de jogadores em campo, e de haver agora 7 tácticas possíveis de se utilizarA lista completa dos jogadores só será divulgada na primeira semana de Setembro, pois a inscrição de jogadores termina a 31 de AgostoA Competição só deverá começar lá para a 4ª Jornada. Mas como habitualmente serão efectuados os cálculos das 3 jornadas apenas para estatísticas e para servir de base para construírem os Vossos plantéis.Passa a haver todas as semanas o Capitão de equipa" há um "joker" que soma o dobro dos pontos. A escolha do capitão é facultativa. Na selecção dos 23 jogadores que constituirão o plantel de cada equipa, não existe qualquer limitação quanto ao número de jogadores do mesmo clube ou de estrangeiros. Não se pode repetir nenhum nome, de acordo com as seguintes especificações: 3 guarda-redes 8 defesas8 médios 4 avançados

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Bundesliga


Se à liga que vou ter um gosto especial em comentar, sem dúvida que é a Liga Alemã. Sem duvída alguma é o campeonato mais desvalorizado que existe. Aqui em Portugal não acompanham, com regularidade, e digo sem hesitações, é provavelmente a minha liga preferida. Estádios cheios, normalmente com golos que nunca mais acabam, onde dá para pescar algumas novas pérolas para o futuro e acima de tudo pela imprevisibilidade do vencedor final, onde o equilibrio costuma ser uma certeza, apesar dos orçamentos desiguais do Bayern Munique. Para terem uma noção e desafio alguem a contrariar-me daquelas 10 equipas principais todas jogam com 2 pontas de lança.
Breve análise . Bayern Munique- Principal candidato ao título.
Wolfsburgo- Sendo campeão, manteve a estrutura continuando com um plantel equilibrado, onde juntou 3 excelentes reforços, pena ter perido o treinador Felix Magath.
Hamburgo- Principal Outsider, vai surpreender.
Estugarda- Equipa fantástica que tem no meio campo a sua principal arma.
Leverkusen- Equipa muito jovem que tem tudo para explodir de vez.
Schalke- Apostou tudo no treinador, mas vai estar longe dos primeiros.
Werder Bremen- Longe da qualidade de outros tempos.
Jogadores jovens a seguir com muita atenção...
Rakitic (schalke)
Subotic (Dortmund)
Gonzalo Castro (leverkusen)
Arturo Vidal (Leverkusen)
Renato Augusto (Leverkusen)
Zuculini (Hoftenhein)
Carlos Eduardo (Hoftenhein)
Marcus Berg (Hamburogo)
Elia (Hamburgo)
Marin (Werder Bremen)
Ozil (Werder Bremen)
Khedira (Estugarda)

Vou torcer por todos, excepto Bayern Munique, apesar de ser o principal favorito.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ligue1


Já nos encontramos em pleno Agosto e os principais campeonatos europeus começam a ter início, semana após semana. Vou fazer uma breve análise, à medida que os campenatos se iniciam de cada um deles. Neste fim de semana vamos ter início ao campeonato francês e alemão.

Liga Francesa- Após um mercado de transferências muito agitado, preve-se um campeonato muito equilibrado, com 3 candidatos ao título e onde pode também surgir como surpresa o PSG. Certamente que o próximo campeão surgirá no lote de Lyon, Bordeus ou Marselha. As casas de apostas apontam para que a equipa Marselhesa volte a conquistar o ´titulo, mas mantenho muitas reservas quanto a essa possibilidade.
Bordéus- Tem a vantagem de manter a mesma estrutura que o levou a conquistar o título a época passada, onde apenas perdeu Obertan para o Man Utd e assegurou a contratação do excelente guarda redes carrasco e uma das principais referências checas Plasil.
Marselha- Talvez a equipa que mais entusiasmou o mercado e que dispõe do leque de jogadores com maior nome e traquejo europeu. Nomes que não enganam e que entusiasmam qualquer adepto. Gabriel Heinze, Lucho, Morientes entre outros dão qualidade, mas 13 reforços e 11 saídas não ajudam a dar estabilidade, incluindo novo treinador. Pena a saída do argelino Ziani.
Lyon-Para colmatar a saída dos 2 principais jogadores, investiram 100M, um forte investimento, manifestando o desejo de voltar a recuperar o título. Creio que pensaram muito no ataque e pouco na defesa, veremos com expectativa este investimento.
Como não desejo que o Porto receba mais das transferências de Cissocko, Lucho e Lisandro por objectivos alcançados, vou torcer para que a estabilidade do Bordeus e o maior entrosamento os leve ao bi campeonato.
Principais transferências-Landreau -Lille
Gomis- Lyon
Lisandro- Lyon
Michel Bastos- Lyon
Heinze- Marselha
Lucho- Marselha
Morientes- Marselha
Eduardo Costa- Monaco
Coupet- PSG
Bangoura- Rennes
Gelson Fernandes- Saint Ettiene

Para terminar para referir que este logótipo é o da época 2007-08 porque não encontrei o deste época.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Domingos . . . . . . "paciência"


Após terminada a 1ºronda Europeia, a única equipa portuguesa que atingiu os seus objectivos foi o Sporting. Apesar de uma exibição paupérrima, a equipa leonina teve a felicidade do jogo. Volto a frisar, nem os adeptos sportinguistas devem manifestar toda a indiganção, nem os rivais se devem entusiasmar após esta pré-época àquem do desejado tanto em resultados como em futebol praticado, pois reafirmo o Sporting vale muito mais que isto.
O Paços de Ferreira ficou pelo caminho, apesar de o opositor ser desconhecido, a equipa da capital dos móveis não tem andamento para estas competições.
Alterando um pouco o tema de conversa, todos nós estamos lembrados das palavras de Domingos Paciência há 3 semanas, quando disse algo como "Venho para o Braga com ambição, esta equipa vale muito mais do que fez o ano passado, .. onde o 4º lugar é pouco e tinha equipa superior ao PSG na Taça Uefa". Sinceramente não sei se foi o patrão António Salvador, ou foi o patrão Pinto da Costa que lhe encomendou estas palavras para provocar Jorge Jesus, mas uma coisa é certa gostei de ver o Porto B eliminado por 4-1 com o todo poderoso Elfsborg (penso que é assim que se escreve).
Certamente que quando o PSG estiver no patamar desta equipa sueca, terá uma palavra a dizer na liga francesa .
Quanto ao mister Domingos, pode ser que tenha um futuro longo aí em Braga como teve o amigo Jorge Costa.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

"Quem é o maior benfiquista?"

Passava pouco das 15:00 quando hoje me toca o telemovel como em tantas outras ocasiões. Fui a ver e atendi, falava do outro lado da linha uma simpática voz feminina que estava a ligar pela BenficaTV.
Pois, tinha sido seleccionado para participar no concurso que é transmitido diariamente pelas 21:30 "quem é o maior benfiquista?" A Sra. fez-me um pequeno questionário acerca de mim e depois umas perguntas sobre o meu querido clube... Ao fim de tanta pergunta, tive que dizer "Por favor faça o que entender, altere as minhas respostas mas eu tenho que ir ao programa. Finalmente a sra. confirmou a minha presença. Disse para estar atento que me ligava ainda este mês para participar no programa.
Lá vou eu tentar honrar a família benfiquista do concelho de Mação, deixarei aqui os próximos desenvolvimentos.
Estejam atentos.

Não posso deixar de referir que quando me perguntou o que é para mim o Benfica? Fui claro, são 24h por dia dentro de mim.

domingo, 2 de agosto de 2009

E agora?

Cansado de desilusões ano após ano, esta época tinha prometido a mim mesmo que não me iria iludir, independetemente de quem fossem as caras novas na equipa encarnada.
Mas não posso esconder que ao 3º troféu conquistado, começa a aparecer novamente a ilusão. Não, não acontece pelos reforços, mas sim pelo futebol praticado, temos tido uma equipa completamente demolidora que tem dado novas esperanças aos adeptos benfiquistas. Por incrível que pareça até os adeptos mais cépticos e críticos andam entusiasmados.
Os adeptos dos clubes rivais, esses dizem que todos os anos na pré epoca andamos assim e depois acabamos desiludidos.
Será que eles têem razão e iludimo-nos com pouco?
Ou haverá razões para acreditar no sucesso?