domingo, 28 de junho de 2009
Derrota do Sporting
para conquistar o ambionado título, enquanto ao Benfica o empate era suficiente.
Tudo apontava para um jogo electrizante e quente, pela importância e rivalidade de ambas equipas. Aos 26m o jogo foi interrompido em Alcochete e jamais retomou devido a cenas vergonhosas e em nada dignificam o nosso futebol. Ao que toda a comunicação social diz e indicia tudo começou pelos adeptos do Slb a atirarem pedras e outros objectos.
Vamos por partes, não me revejo em certos individuos, mas ....
Acho lamentável a quem teve a triste idéia de escolher Alcochete o local para a realização de um jogo desta importância. Podem invocar e defender-se por Alvalade não estar em condições porque houve lá o concerto dos AC/DC,... tudo bem não há Alvalade, mas há o Restelo, Amadora, Jamor, estádios da cidade de Lisboa. Certamente um campo rodeado de pedras nunca será boa ideia. Ou querem campos só para música? Num actua os AC/DC, na academia actua os GNR.
Depois, e para demonstrar a fraca organização deste jogo, os adeptos do Slb só entram aos 26m? Pagam bilhete como os outros para ver 90m e não 60m.
Para ajudar à festa, tinhamos 20 policias para 2500 pessoas, temos que pedir ao ministro da administração interna que seleccione também agentes de autoridade para Alcochete?
Não quero com isto dizer que a atitude dos benfiquista foi dinga, muito pelo contrário, mas o Sporting Clube de Portugal não pode fugir das responsabilidades.
Ah, e malandros dos adeptos do Slb ... Jorge Jesus ainda não começou e já o andam a agredir com garrafas de àgua.
Sei que os adeptos do Sporting vão dizer que foram os adeptos do SL Benfica que proporcionaram esta situação, garanto que também fiquei com essa ideia depois de ver as imagens pelos noticiários das 20:00.
Vejam estas imagens, essencialmente a partir dos 2,25m... enquanto os adeptos do SLB se dirigiam calcamente para os seus lugares como foram recebidos.
Felizmente que temos um canal para comprovar tudo isso.
sábado, 27 de junho de 2009
Vitória do Sporting
INICIATIVA DESTINADA À ANGARIAÇÃO DE FUNDOS
O Projecto Sporting Solidário aliou-se à Associação Portuguesa Contra a Leucemia para realizar um jogo de solidariedade entre cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência e ex-jogadores/figuras públicas afetas ao clube. O encontro terá lugar na Academia Sporting/Puma, no dia 28 de junho às 16.00.
Está em causa um projeto destinado a angariar fundos para a investigação da cura de doenças como a leucemia ou linfomas que se traduzirá numa maratona televisiva a transmitir no dia 2 de julho, na RTP1, intitulada "Solidários até à Medula".
Nomes como Carlos Xavier, Zé Eduardo, Eduardo Madeira e Francisco Froes jogarão pela equipa verde e branca.
Também o ex-leão Nani foi "contratado" para a luta da Associação Portuguesa Contra a Leucemia e esta sexta-feira esteve no Hospital Pulido Valente para doar medula óssea."
Quem me conhece, sabe que esta notícia não me podia deixar indiferente. Uma grande e bonita atitude que apenas engradece ainda mais este prestigiado clube. Pena nem sempre se saber fazer uso do nome das grandes instituições desportivos para mais casos destes. Assim ganha o futebol e ganhamos todos. Neste caso, parabéns ao Sporting.
Matigol em Alvalade e El conejo na Catedral
"O Sporting confirmou esta madrugada a definição de um acordo de princípio com o Villarreal para a transferência do jogador Matías Fernandez para Alvalade. O acordo com o jogador chileno já estava definido e a assinatura de um contrato fica, agora, apenas dependente dos resultados dos exames médicos que deverão realizar-se nos próximos dias."
Matias Fernandez pode ser um caso sério. Um jogador de enorme talento, que cai facilmente do meio para as alas e onde o seu principal obstáculo será certamente a adaptação.
"Saviola é o novo reforço do Benfica. Os encarnados chegaram "a acordo com o Real Madrid para a transferência, a título definitivo, da totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Javier Pedro Saviola Fernandez por um valor de 5.000.000 cinco milhões de euros", lê-se no comunicado enviado pelo clube da Luz à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
O Benfica informa também que "chegou a um princípio de acordo com o referido atleta para a celebração de um contrato de trabalho desportivo para vigorar nas próximas três épocas desportivas,sendo ainda concedida a faculdade à Sociedade para a prorrogação deste contrato de trabalho por mais uma".
O internacional argentino, 27 anos, que já representou River Plate, Barcelona, Monaco, Sevilha e Real Madrid, apenas participou em 8 jogos pelos "merengues" na última edição da liga espanhola, onde apontou 1 golo."
Não colocando em causa as qualidades do El Conejo, claro que me deixa reticente e preocupado o facto do Slb já ter gasto 16M em reforços e esqueceram-se de Reyes..
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Michele Larcher "Grito"
Já há muito tempo nenhum português me fazia "colar" à TV com grande entusiasmo e curiosidade como a menina de 16 anos Michele Brito. Assisti com grande interesse a esta nova estrela em ascensão na 2º eliminatória no torneio de Wimbledon (grand slam mais mediático em relva). Frente à italiana Schiavone, ex n´11 do ranking a miuda portuguesa bateu-se muito bem, apenas um pouco mais de experiência bastava para a menina prodígio voltar a fazer história. Perdeu 7-6 e 7-6, malditos tie breaks, mas deu uma excelente imagem, prova disso é que apesar das críticas dos seus gritos, o seu excelente ténis fez com que o publico torcesse por ela e onde saiu pela porta grande, aplaudida de pé.
Não tenho dúvidas que estamos perante o maior valor do ténis português, onde acredito com toda a sinceridade que no espaço de 2/3 anos estará no top 15 do ténis mundial.
Basta com a idade ganhar força para que o serviço deixe de ser o seu principal "calcanhar de aquiles" para começar a ser uma arma a seu favor.
Força Michele.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Santa Cruz no City
O avançado paraguaio Roque Santa Cruz, ex-Blackburn Rovers, concluiu com sucesso os habitais testes médicos e assinou por quatro temporadas pelo Manchester City, numa transferência avaliada em cerca de 20 milhões de euros.
|
Glen Johnson no Liverpool
"Glen Jonhson reforça Liverpool
O internacional inglês Glen Jonhson vai reforçar o sector defensivo do Liverpool, numa transferência em que o Portsmouth irá receber cerca de 20 milhões de euros.
|
Trata-se de uma excelente aquisição para os reds, adquirindo o titular da selecção inglesa e que tem tido uma evolução fantástica nos 2 ultimos anos, colmatando assim uma das principais lacunas da equipa. Irreconhecível comparando quando estava no Chelsea. Neste momento tá sem qualquer duvida no top 5 de laterais direitos..
Isto é sério....
Aqui vai:
Por José Manuel Delgado
In Jornal A Bola (22-06-09)
Entre 1580 e 1640, o reino de Portugal foi dirigido pela dinastia dos Felipes, ao mesmo tempo reis de Espanha. Quase cinco séculos volvidos, do lado de lá da fronteira o alvo não foi o comércio das especiarias nem a criação da Invencível Armada, mas a entrada, pela porta dos fundos, no Sport Lisboa e Benfica.
Agora que a poeira vai assentando começam a ficar mais nítidos os contornos que estiveram por de trás do aparecimento de José Eduardo Moniz como candidato à presidência do Benfica. Fontes altamente colocadas no clube da Luz contaram a A BOLA pormenores de uma operação bem gizada, que apenas não se concretizou por não ter sido reunido, em tempo útil, o dinheiro pedido pelo Grupo Prisa, detentor de parte do capital da Mediacapital/TVI, para vender as acções que detém, avaliadas em 500 milhões de euros.
A Prisa, grupo de comunicação espanhol com ligações ao Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) tem atravessado grandes dificuldades em virtude da crise mundial, facto que a levou a ver com bons olhos a alienação de parte importante da TVI. A Prisa em processo de fusão consumado com a Mediapro, outra entidade espanhola com interesses particulares nos direitos dos jogos de futebol, está a criar uma empresa mais dinâmica e vocacionada para este rentável nicho de mercado.
Há uns meses, a Prisa, numa fase aguda de dificuldades, aceitou vender por um valor ligeiramente mais baixo as acções avaliadas em 500 milhões de euros à Cofina, um dos principais grupos de media portugueses. A Cofina (que viu chumbada a sua pretensão de deter um «quinto canal»), para proceder a esta operação pediu um financiamento no valor total à Caixa Geral de Depósitos (CGD), que viria a chumbá-lo. Mais recentemente, a CGD fixou em 200 milhões de euros a verba com que estava disposta a financiar a operação da Cofina. Perante este cenário, esteve em cima da mesa a possibilidade do restante dinheiro ser suportado quer pela Prisa (ficando assim a Cofina com uma participação menor) e uma outra empresa nacional com interesses televisivos, que não a Olivedesportos.
Perante a possibilidade de José Eduardo Moniz vir a ser presidente do Benfica neste quadro, tornar-se-ia muito fácil à TVI adquirir os direitos televisivos dos jogos do Benfica, vendidos à Olivedesportos, até 2013, pela irrisória quantia de oito milhões de euros/época.
Desta forma, ao mesmo tempo que a Cofina ficava numa posição de força na TVI, a nova empresa Prisa/Mediapro poderia tomar conta da marca-Benfica, a mais cobiçada, em Portugal.
Aliás, a mesma fonte do Benfica que colocou A BOLA a par destes desenvolvimentos que a direcção encarnada vinha a monitorizar há algum tempo, revelou que o boss da Cofina, eng. Paulo Fernandes, através da Tvtel, que detém, fez uma proposta de exploração, antes do arranque da Benfica TV, pela qual pagaria aos encarnados um milhão de euros líquidos por ano. O Benfica recusou esta possibilidade e aí se encontra a explicação, segundo a mesma fonte, para o facto de Luís Filipe Vieira não ter falado nos jornais mais representativos do grupo (Correio da Manhã e Record) e ter referido expressamente o nome do eng. Paulo Fernandes, quando revelou alguns ataques que o Benfica estaria a sofrer e uma perseguição pessoal que lhe estava a ser feita.
Assim, e para encerrar este capítulo, fontes benfiquistas não têm dúvidas em afirmar que o clube esteve em risco de ser «tomado de assalto» pelos espanhóis, desejosos de deitar mão aos direitos televisivos do Benfica, o que viria alterar o panorama das tv's nacionais, com prejuízo da RTP, da SIC e da SportTv.
A SAD DO BENFICA
Paralelamente a este objectivo referente aos direitos televisivos, havia outro, segundo as mesmas fontes, de ordem desportiva. Podia ser feito por duas vias, partindo sempre do princípio de que o Benfica, ao contrário do que actualmente sucede, passaria a estar disposto a alienar a maioria que detém na SAD.
Assim se explicariam os contactos feitos por José Veiga (que ficaria com o futebol) junto de um grupo asiático com ligação indirecta a Stanley Ho e de um outro grupo angolano. Seria, no fundo, abrir a 'privatização' ao futebol do Benfica, colocando--o nas mãos de investidores puros e duros e retirando-o de todo e qualquer controlo dos sócios.
Caso as eleições fossem em Outubro, esta estratégia teria pernas para andar, mais a mais se fosse complementada com uma acção concertada de desgaste da Direcção, junto dos sócios, até esse momento, muito fácil de fazer — tocando nos pontos certos e catequizando cirurgicamente alguns elementos... — mais a mais se os resultados desportivos não fossem satisfatórios.
PROCESSO EM MARCHA
Porém, apesar do anúncio de José Eduardo Moniz de sair de cena, não se pense que este é um processo acabado. Há uma providência cautelar colocada (de um alegado apoiante de Bruno Carvalho que, entretanto, diz não saber de quem se trata nem estar interessado em que as eleições sejam adiadas) em tribunal pedindo o adiamento do acto eleitoral para Outubro.
Neste momento algumas coisas parecem absolutamente claras:
a) A enorme apetência pelos direitos televisivos do Benfica;
b ) a vontade da Cofina entrar na TVI;
c ) o interesse no negócio da Prisa/Mediapro;
d ) um projecto bem articulado, que entregaria a marca Benfica maioritariamente aos espanhóis e possibilitaria a venda da SAD a investidores externos.
As fontes contactadas por A BOLA garantem que, apesar de todo este esclarecimento, susceptível de explicar aos sócios o que realmente se terá passado, ainda há mais pormenores que poderão, em breve vir a lume.
Igor diz...
As acusações do jornal "A Bola" de hoje são muito graves, se isto tiver um fundo de verdade, todos os membros do movimento "Benfica Vencer Vencer" devem ser interditos de mais alguma vez entrarem no Estádio da Luz. O Benfica tem que ser gerido por quem ame o clube, não precisamos de interesseiros.
No entanto, até prova em contrário isto para mim não passa de insinuações sem qualquer cabimento, tenho noção que Veiga não é das pessoas mais sérias, mas ao fazerem isto não acredito.
Até não nos podemos esquecer da proximidade de Vitor Serpa e José Manuel Delgado ao Slb de Luís Filipe Vieira.
Moniz já reagiu e vai levar este jornal a tribunal, se não conseguirem provar as acusações então que sejam bem punidos, porque uma coisa é inventar contratações diariamente outra são acusações desta gravidade.
Chega de brincar ao Benfica.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Finalmente Jesus
Depois de muitas negociações e entraves, acabou por ser confirmar o que todos esperavam, Jorge Jesus é o novo treinador do Sport Lisboa e Benfica.
Nesta fase, no meu entender Jesus é uma excelente opção, provavelmente a melhor mesmo. Digo isto porque a meu ver encaixa nos meus requisitos desejados, vejamos...
Treinador português- Como o principal objectivo neste momento trata-se em conquistar o título nacional, era essencial que fosse um treinador português que conhecesse bem o nosso futebol, não temos tempo para ter treinadores que desconhecem o nosso campeonato.
Tacticamente muito evoluído- Todos se lembram certamente do banho de bola que o Belenenses deu em Bernabéu, onde já ninguem sabia quem era o Belenenses ou o Real Madrid e mesmo as dificuldades que deu com a mesma equipa ao colosso Bayern Munique. Não esquecendo a ultima visita à Luz.
2 Avançados- Finalmente vamos ter alguém que jogue com 2 avançados, para mim é inaceitável um clube como o Slb jogar com um jogador sozinho na frente, uma equipa que quer ser campeã tem que ser mandona e sem medo do adversário. Foi assim que fomos invenciveis na Luz com Fernando Santos.
Corajoso- Não tenho dúvidas que vai jogar quem trabalha, não olha a nomes.
Isto é mais que suficiente para ser um treinador que me de confiança e garantias, aliás só o facto de não ser dos treinadores que mais atenção dá aos jovens me preocupa.
Força Jesus
domingo, 14 de junho de 2009
Verão quente em Madrid
Florentino Perez recentemente eleito presidente do clube merengue conseguiu ser o centro das atençoes. Assim vencidas as eleições avisou logo que tinha 300M para gastar e queria reforçar a equipa para conquistar títulos.
Começou por contratar Kaka e Cristiano Ronaldo e fala-se com insistência em nomes como David Villa, Ribery, Xabi Alonso, Maicon, Ashley Cole, Forlan, entre outros, sem dúvida que isto promete.
Mas independentemento de quais sejam os próximos reforços o maior momento de mercado deste verão será sem dúvida os 94M pelo madeirense Cristiano Ronaldo.
Assim que a notícia surgiu, prontamente foi condenada por vários meios de comunicação social e personalidades ligadas ao futebol devido aos valores altíssimos. Por exemplo Laporta disse "Real Madrid está a distorcer os valores do mercado, nenhum jogador vale este dinheiro". Será que hoje mesmo o Man Utd oferecesse esses 94M por Messi, o barcelona vendia? Claro que não, Laporta disse aquilo apenas e só por começar a ficar preocupado pelo rival directo.
Caros foram Makukula, Stepanov e Tíui, pois não correspondem ao desejado de quando foram contratados, enquanto baratos foram Cardozo, Lucho e Liedson.
Se Cristiano render o que os dirigentes madrilenos desejarem nunca será um jogador caro, esta é a minha perspectiva.
Sr Florentino não se pode é esquecer que também se joga do meio campo para trás.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
1 ano depois da loucura....
Título ganho e a promessa tinha que ser cumprida. Quem me conhece sabe, que entretanto aquela doença apareceu-me e estava na hora de lutar, o que fez que a promessa fosse sucessivamente adiada.
Obstáculo ultrapassado e chegou a hora de nos fazermos à estrada, faz hoje precisamente 1 ano... por isso mesmo o sentido deste post.
7 da manhã no Penhascoso e estava eu, juntamente com Fernando Fernandes (Carraça) e Luis Martins (Pipoca) a caminhar com a mesma ambição com que fomos campeões.
Até chegarmos a Martinchel nada de especial, nem deu para suar, daqui para a frente é que foi pior. À chegada a Tomar, furo na bicicleta de Pipoca, local onde perdemos 2 horas, para remendar o pneu e onde aproveitamos para almoçar. O cansaço já se evidenciava e a possibilidade de desistir foi colocada, onde eu recusei prontamente, longe de imaginar a "montanha" que ali vinha. Até chegar Ourém cada km pareciam 5, o suor e cansaço eram cada vez mais.
Meia duzia de km antes fui eu a mostrar o arrependimento de continuar e sugeri desistir ou terminar aquele percurso noutro dia, porque não conseguia mais. Fernando e Luís colocaram cenário de parte, dizendo que "chegamos até ali é até ao fim".
Mal me conseguia mexer, mas lá chegamos a Ourém,. Milho perdoa-me, mas sorte das sortes furou-se novamente o pneu da sua bicicleta, onde aproveitei cada segundo de paragem para repousar. Lanchamos para recuperar forças e partimos nós para o final de percurso. restavam apenas 12 km, mas parecia que estavamos a subir a Serra da Estrela, não conseguia mais, já estava revoltado por Simão ter convertido o penalty que nos deu o título no Bessa. Disse mesmo daqui não vou, mas os meus amigos não deixaram e aproveitavam cada curva para dizer que era a última, mesmo sabendo que estavam a enganar-me, mas tinha que ir até ao fim. Em dificuldades adversas lá chegamos finalmente ao Santuário... obrigado Pipoca e Carraça se não fossem vocês nunca conseguiria cumprir.
Ah, asseguro-vos que o regresso de carrinha foi muito mais fácil e rápido que a ida.. ehehe
Foi difícil, mas como dizem os NN ... "Tudo vale a pena quando a alma é Benfiquista.
domingo, 7 de junho de 2009
14 anos depois.....
Quem me conhece sabe que a minha modalidade preferida a seguir ao futebol, é o basket. Por isso mesmo, vi com grande orgulho e satisfaçao o Slb sagrar-se campeão 14 anos depois.
Título indescutível que começou com uma fase regular de 30v e 0d e terminou numa final vitoriosa de 4-0 onde tive oportunidade de ver um desses jogos ao vivo. Por isso mesmo aqui deixo justo agradecimento aos senhores do título.
Sérgio Ramos- O verdadeiro capitão, defendeu a equipa até à exaustão, onde foi determinante nesta conquista.
Diogo Carreira- Pequeno, mas enorme jogador, um verdadeiro base na forma como organiza a equipa, fantástico mesmo.
João Santos-Importantissimo, com a sua altura a recuperar bastantes ressaltos, e sempre um excelente lançador nos 3pt.
Elvis Évora- O verdadeiro guarda redes de baixo das tabelas. Reforço fundamental em Janeiro que para mim foi o MVP das finais.
Doliboa-Este jogador perdeu-se em Portugal, só pode. De longe o melhor jogador da Liga Portuguesa, um jogador completo, custa-me a perceber como esteja em Portugal com o talento que tem. Seria lindo que renovasse.
António Tavares-Suplente de luxo, sempre que aparecia era fundamental com os seus pintos e triplos.
Barroca-De realçar a atitude e empenho deste jogador, dá tudo por aquela camisola.
Minhava-Ás vezes tem umas paragens, mas é um suplente muito util em qualquer equipa.
Viana-Limitado no lançamento, mas um autêntico "lutador".
Ben Reed- Não jogou a final, mas este título também é teu. Nunca nos esqueceremos que abandonou a equipa tri campeã Nacional para ir para o Slb.
Parabéns Rapazes.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Silêncio... que vai começar
Tem hoje o início da Final da NBA. Frente a frente duas grandes equipas onde a equipa de Orlando vai tentar contrariar o favoritismo da equipa de LA Lakers. Resumindo, de um lado a magia, o brilhantismo, a classe de Kobe Bryant, acompanhado por excelentes jogadores como Gasol, Ariza, Odom, ... do outro lado o "Super Homem", que aproveita a sua estrutura fisíca para ser um autêntico rei das tabelas, onde está sempre bem acompanhado pelo jogo exterior de Lewis, Turkoglu, Pietrus.
Espero que vença o espectáculo.