domingo, 29 de novembro de 2009

Ressaca do Derby

Ontem Alvalade quase encheu para presenciar mais um Derby, um jogo que tanto prometeu mas que soube a pouco, tanto para ambas equipas como para os amantes do futebol. Futebol de muita luta a meio campo e com muitos passes errados, geralmente mal jogado por ambas as equipas.
Apesar do equilíbrio constante, o Sporting pareceu-me estar sempre ligeiramente por cima e mais perigoso até aos 60m. Mas penso que a partir daqui o Benfica começou a ser mais inteligente, a jogar mais pelo chão, com passes mais curtos e certos, tendo criado algumas oportunidades de golo, e onde o Sporting pareceu-me ser superior durante grande parte do jogo. Curiosamente tem uma desvantagem de 11 pontos, mas pareceu-me mais satisfeito com o empate na recta final, jogando constantemente atrás da linha da bola. Em resumo, o resultado justo que premeia o mau futebol praticado em grande parte do jogo.
Já percebi que o estado de alma da esmagadora maioria dos Benfiquistas é de desilusão, desânimo, frustração, dizendo que este jogo seria para ganhar e foram dois pontos perdidos. Curiosamente eu que sou normalmente exigente estou satisfeito com o empate, porque este resultado não nos tira do principal objectivo, é verdade que jogamos com o 8º classificado, mas todos sabemos que este não é o lugar do Sporting que vale muito mais que isto e com o tempo vai recuperando posições, ainda para mais empatar um Derby fora não é mau (nem no tempo do Eusebio ganhavámos sempre) e todos sabemos e o Paulo Bento recentemente falou disso, todos sabemos que ontem era o jogo da vida para o Sporting ou alguém tem dúvidas que os jogadores do Sporting se empenharam mais ontem do que nos outros 28 jogos do campeonato juntos?
Este resultado faz sim que o Sporting fique afastado do título.
Prefiro analisar o que me pertence:
Quim- Provavelmente com ele e ainda estaríamos na taça. Ontem mais uma grande exibição, com várias boas intervenções e sempre seguro a sair da baliza. Só com Queiroz pode ficar fora do Mundial.
Maxi Pereira- A atitude e empenho de sempre, exibição regular, melhor a defender do que a atacar, aliás pareceu-me muito tímido a subir no terreno.
Peixoto- Definitivamente nao caiu nas graças dos adeptos do SLB, sempre contestado, foi ultrapassado várias vezes, mais ainda assim ganhou maior parte dos lances e sempre pouco compensado por Di Maria, sendo mais espevitado a subir no terreno do que Maxi.
David Luiz- Melhor em campo. Perdeu algum lance? E sempre que possível era o primeiro a mostrar vontade de vencer, trazendo a bola para a frente.
Sidnei- Tanto eu temi a ausência do capitão, mas exceptuando o lance em que Liedson fez o que quis do brasileiro, onde só foi parado por excelente defesa de Quim. Sidnei esteve muito bem e um belo suporte de apoio a David Luiz.
Ramires- Exibição regular, bem a defender, melhor a transportar a bola, mas pouco esclarecido na fase de decisão.
Di Maria- Tem momentos e pormenores ao nível dos melhores, mas passou quase ao lado do jogo.
Aimar- A equipa ressentiu-se do internacional argentino ter tido exibição paupérrima, mal na recepção, pior no passe, pouco esclarecido e grande parte das vezes demorado a soltar a bola.
Saviola- Não quis ser indiferente aos colegas argentinos e fez também fraca exibição, muito desaparecido do jogo e quando teve a oportunidade nunca escolheu as melhores soluções.
Cardozo- Provavelmente a melhor exibição que fez sem ter marcado, provavelmente ganhou todas as bolas de costas para a baliza, sempre bem a tabelar com os colegas, apenas faltou marcar. Teve oportunidade para isso mas apanhou mal a bola, mas raramente foi servido nas melhores condições para fazer o golo que é a sua principal especialidade.
Nota Final: Javi Garcia- Começo a ficar sem palavras, ainda ontem foste enorme como sempre, mais pelo sangue do que pela exibição, mas como sempre grande número 6. Por mim fazia já um contrato vitalício.
Pedro Proença- Ontem não teve oportunidade para assinalar uma simulação como a de Lisandro ou de Silva, mas ontem foi especialista a inclinar o campo. Até se pode aceitar em dar a amarelo a Adrien no lugar do vermelho, mas será que só ele não percebeu que o Polga está mais capacitado para Andebol que para o futebol? Toda a gente viu aquela bola na mão que expulsava Polga a 20 minutos do fim e na sequência da jogadava transformou num livre perigossíssimo para o Sporting.

2 comentários:

  1. Para quem nao viu o jogo de ontem, pode congratular-se em ter blog de elevada qualidade desportiva para se por a par dos acontecimentos...

    Metam este homem a trabalhar no jornal Benfica!!!! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu, sinceramente, já estava à espera de um Benfica destes neste jogo. Um pouco nervoso por ser clássico... em Alvalade. Mas mesmo assim esperava mais qualquer coisa. Os nossos considerados desiquilibradores estiveram abaixo do normal... notou-se aqui alguma ansiedade. Enfim... era um jogo de nervos e batemo-nos sempre a pensar na vitória, tal como o Sporting. Em conjunto os leões estiveram ligeiramente acima de nós mas os nossos jogadores em termos individuais e nos nossos poderosos contra ataques em velocidade de ponta pusemos o Sporting várias vezes a tremer perante os seus adeptos. No meu ver a(s) melhor(s) oportunidade(s) pertenceram-nos a nós mas o Sporting também lá foi mostrar o seu futebol. Não consigo atribuir aqui um vencedor se tivesse que haver ao contrário do que o Carvalhal pensa. Pena o jogo ter ficado marcado por um lance polémico que punha o Sporting sem Polga em campo por acumulação de amarelos a 20 minutos do final... aí as substituições teriam sido outras. E o livre perigoso pertencia-nos a nós e não ao Sporting segundos depois na sequencia do lance. É realmente pena.

    Grande Abraço coberto de Benfiquismo!

    ResponderEliminar