quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Clássico à molha....

O último domingo estava reservado para mais um Benfica-Porto, por si só o mais jogo importante do futebol português. Jogo que ambas equipas dão tudo por vencer. Verdade seja dita, o nosso grande rival é o Sporting, mas ganhar ao sporting tem sido uma situação normal nos últimos anos, mas infelizmente o Porto com a sua hegemonia de vitória tornou para os Benfiquistas os clássicos com um grau de importância superior aos do derby. Para abrilhantar tudo isto e apesar da intromessão do Sporting de Braga, iam entrar em confronto os dois principais candidatos ao título.
Finalmente eram 20:15 e nem a chuva e frio fizeram os adeptos deixar de apoiar ambas as equipas, enchente com 65000 pessoas a molharem-se por completo.
Quanto ao que interessa, o Benfica apesar das ausências de alguns dos seus principais jogadores, entrou melhor, pressionante a toda a largura do campo, obrigando a turma azul e branca a falhar ínumeros passes, chegando ao golo com toda a naturalidade aos 22m de jogo, numa jogada de insistência em que El Conejo na cara de Helton não desperdiçou. Assim continuou a partida até ao final da 1ª parte, onde o resultado até podia pecar por escasso e onde Quim foi um autêntico espectador. Na 2ª parte notou-se os problemas físicos de Carlos Martins e Ramires e a falta de ritno de Urreta, retirando capacidade de luta e algum fulgor fíisico à equipa encarnada. Aproveitou o Porto para nos 20 iniciais da 2ª parte pressionar e até sufocar por momentos o Benfica, onde apenas não marcou devido a uma grande defesa de Quim e a um remate que ao tabelar no jogador encarnado passou perto do poste esquerdo. Leu e bem Jesus, não alterou a estratégia encarnada e colocou jogadores frescos para o meio campo, não havia mais e teve que ser Luís Filipe e Weldon, mas o que foi suficiente para controlar até ao fim do jogo. Em suma sem fazer uma exibição brilhante o Benfica venceu de forma justa.
De realçar David Luiz que se tem tornado num excelente central, onde César Peixoto fez provavelmente a melhor exibição desde que se encontra no Benfica. A envergadura física de Javi e a capacidade de sofrimento de Ramires também foram determinantes, juntando-se à capacidade de desiquilibrar de Saviola.
É sempre de lamentar a exibição do Sr. Lucílio, onde aquele penalty do Rodriguez foi vergonhoso, eu a 40m vi, como é que aquele senhor a 4m fez vista grossa, para além de poupar a expulsão do internacional uruguaio.
Esta vitória encarnada, coloca o Benfica bem posicionado para esta fase final do campeonato. Possívelmente estou a ser faccioso, mas estou em crer que o SLB é a equipa que neste momento reúne as melhores condições para conquistar o título nacional, para além de na minha opinião ter uma vantagem pontual interessante, também tem ao seu dispor uma maior quantidade e qualidade de trunfos ao seu dispor, jogadores de qualidade indiscutível e aliado a tudo isto uma confiança incrível dos adeptos, que começam a fazer-se sentir uma onda vermelha. Mas convém não cair em euforias, pois o Porto tem uma mentalidade ganhadora em comparação com o Benfica, (se fosse o Porto a ganhar seria apenas mais uma vitória) que construiu ao longo dos anos. E depois como todos sabemos no futebol português passa-se coisas muito estranhas, como muita vez se ganha fora dele. Certamente que esta época ainda vamos voltar a apanhar com os Jorge Sousas, Duartes Gomes, Pedros Proenças e Artures Soares Dias e não esquecer que a atitude dos jogadores de equipas pequenas é imcomparável quando defrontam o Benfica. Alguém acha que se o Olhanense tivesse sempre a mesma atitude de quando defrontou o SLB, estava em último?
Por isso vai ser muito duro combater com tanta adversidade.
Para finalizar queria retirar três notas finais:
a) Curioso pelos amigos sportinguistas e os fóruns de TV sobre o Benfica-Porto serem inundados por lagartos a torcerem pelo empate ou a maioria pela vitória do Porto.
b)Fucile diz que não vê os jogos do Benfica, prefere telefonar aos pais. Talvez não fosse mal para ele começar a ver jogos das reservas do Benfica, assim podia ser que Urreta da próxima não lhe trocasse tanta vez as voltas e o deixasse tão desorientado.
c)Esta vitória é para ser dedicada ao Sr. Nuno Marçal
Carrega Benfica !!!

1 comentário:

  1. Há pouco mais a dizer sobre isto. Muito bem elaborado. Só uma coisa a assinalar: no b) das tuas notas finais disseste uma coisa errada ou Fucile mentiu. Ele viu o jogo Benfica-Porto e no relvado ahaha

    ResponderEliminar