quarta-feira, 20 de maio de 2009

Campeões

O fim de semana passado ficou marcado pela sagração de campões nos três principais campeonatos europeus, refiro-me a Espanha, Itália e Inglaterra.
Portanto foram conquistas sem surpresas, onde Man Utd e Inter renovaram o titulo, o Barcelona sucedeu ao Real Madrid. Refiro-me a títulos esperados porque foram as equipas que dominaram quase sempre os respectivos campeonatos.... vamos por partes, Barcelona conquistou com todo o mérito e justiça num campeonato que dominou de principio ao fim, onde ainda conseguiu ser uma máquina de fazer golos e de espectáculo.
Em Itália mais um caso esperado, onde apesar da irregularidade dos resultados, o Inter venceu como se esperava, de realçar que desde o Calciocaos, este foi um campeonato que desceu muito de qualidade, onde nenhuma equipa se consegue impor com clareza na Europa, prova da falta de qualidade deste campeonato é que o 2º classifciado Milão não conseguir ir além dos 1/8 final da Taça Uefa , conquistada pelo Shaktar.
Se em algum caso se pode contestar a clareza e a justiça é em Inglaterra, onde Liverpool foi sempre um excelente adversário (lembre-se venceu 1-4 em old trafford e 2-1 em casa), onde ajudou a valorizar o titulo da equipa de Sir Alex Ferguson.


2 comentários:

  1. Uma breve análise a estes três campeonatos...

    Inglaterra - Man. United a garantir o tri-campeonato, numa época mais complicada que a anterior e onde o Liverpool foi o seu maior opositor. Gostava que os "Reds" tivessem ganho a premier, pois ja aquele clube não merece estar tantos anos sem conquistar o titulo inglês, de realçar também as vitórias sobre o Man. United em Anfield e em Old Trafford.
    enfim, pode ser que seja para o ano ;)

    Itália - Mais um título para o currículo de José Mourinho, num campeonato em que o Inter não foi uma equipa brilhante, mas foi a mais regular, dominando do inicio ao fim, Mourinho pode agradecer e muito a Zlatan Ibrahimovic.
    a registar também mais um titulo na brilhante carreira desse senhor chamado Luis Figo!


    Espanha - Nada a dizer, completo dominio do Barçelona ao longo de todo o campeonato, com muitos golos e espectáculo no decorrer desta edição da La Liga, com destaque para Lionel Messi, na minha opinião o melhor jogador da actualidade.

    Tenho que destacar também, o Wolfsburgo, que não passava na cabeça de ninguém que esta equipa pudesse vir a conquistar a Bundesliga, sob o comando de Felix Magath, bicampeão pelo Bayern, e com a fantástica dupla Grafite-Dzeko, alcançou assim o primeiro titulo de campeão alemão da sua história.

    Saudações! ;)

    ResponderEliminar
  2. Já agora faço também a minha abordagem:

    Inglaterra - Acho que estão a "banalizar" a conquista do título pelo Manchester, isto porque não são dois jogos (neste caso confronto directo) que fazem um campeonato e aqui está o exemplo. O Manchester tiveram um inicio complicado que rapidamente modificaram e passaram para a liderança e de lá não saíram salvo erro. Foi uma equipa com uma regularidade estupenda que pelos vistos Liverpool, Chelsea e muito menos Arsenal não tiveram. E todos sabemos como o campeonato inglês é dificil e a Champions é a prova... parece a Taça de Inglaterra um dia destes.

    Itália - Deixei de gostar tanto deste campeonato depois do Calciocaos. Está mais pobre. Mas tem jogadores com uma qualidade enorme. E esse tal segundo lugar precisa só apenas de umas renovações em alguns sectores porque tem jogadores como Káká, Ronaldinho, Pato, Pirlo, Gattuso, entre outros. E tem uma lenda ainda em acção: Maldini. O Inter mereceu o título muito devido a Zlatan como já foi referido. Apresenta um plantel superior ao dos opositores e assim conquistou o campeonato. Penso que este campeonato estava decidido desde que começou mas pronto. Espero que o Milan consiga melhor para o ano.

    Espanha - Por muito pena minha foi o Barcelona a conquistar desta vez o campeonato. Merecidissimo, foi avassalador, marcou uma montanha de golos, apresentou um futebol belissimo, Messi sempre que jogou deu o seu habitual show... que é o show de futebol mais bonito de se ver em todo o mundo neste momento. Houve apenas uma ocasião em que o campeonato esteve tremido. Real a 4 pontos e derby nessa jornada... Barcelona atropela o meu querido Madrid. Enfim... acredito que se o resultado fosse vitória para o Madrid o Barcelona caíria e o Madrid revalidasse o titulo... mas isto são se's.

    ResponderEliminar