domingo, 3 de maio de 2009

Quique

Depois de mais uma derrota, desta vez na Madeira, tudo aponta que o objectivo final do Slb seja mais segurar o 3ºlugar do que ir à procura do 2º.
O grande culpado por este insucesso chama-se Quique Flores, um treinador que falhou em toda a linha e que perdeu toda a credibilidade junto da massa associativa do clube encarnado... foram demasiados erros e falhos para serem tolerados...
Aqui deixo o meu ponto de vista.
Começou no guarda redes - não se justifica ter tirado a titularidade a Quim depois do jogo com o Setubal, Quim é o melhor guarda redes portugues e por isso tinha que jogar (perdeu a titularidade com a equipa em 1º, regressou quando estavamos em 3º).
Tinhamos Leo dispensou e Jorge Ribeiro encostou para jogar David Luiz adaptado, demasiados erros para uma só posição.
Sidnei Miguel Vitor e Yebda de um momento para o outro passavam de titulares para não convocados, vá-se lá saber porque... assim é impossível haver estabilidade.
Binya foi titular em 5 jogos, deixando entre outros Katsouranis no banco, so saiu da equipa titular quando foi expulso na Trofa (este nem no Carcavelos FC).
Grande pré epoca de Carlos Martins e depois nunca teve oportunidade assidua na equipa.
Ruben Amorim andou 1 ano inteiro a jogar numa posição que não é dele.
Aimar jogou também numa posição desconhecida para ele, a 2º avançado, vergonhoso andarmos no final dos jogos a cruzar bolas para o Aimar.
Cardozo o unico homem golo só foi opção válida quando os objectivos do Slb se tinham esfumado, inacreditável não sair do banco em alguns jogos que o Slb terminou sem golos..
Os jogadores não mostraram o seu real valor, é teimoso, não apresentou um trabalho convincente durante meses, para além dos resultados jogavamos mal, enfim.
Ou seja demasiado mau para acreditar.
É que se há treinador que pode ser considerado responsável, esse é Quique, pois tinha melhor plantel dos ultimos anos, tinha um director desportivo por trás, tinha a equipa técnica que escolheu, tinha a massa associativa motivada e apoiar fortemente, tinha um centro de estágio do melhor, etc.
Há quem queira estabilidade, mas se ele continuar para o ano vai ser uma época 2008/09 versão 2.
Desculpem ter-me excedido nas palavras mas estou demasiado cansado para tamanha incompetência.
Saudações pouco gloriosas.

5 comentários:

  1. Continuo a achar que o crucificam bastante e tu só podes estar apaixonado pelo Cardozo visto que ele mostrou realmente o que joga neste jogo da Madeira. Em todo o jogo fez um remate de jeito ao meio da baliza, não consegue dar continuidade a nada, tudo o que sai dos pés dele é mal feito... começo a achar que temos que dar prémios a este jogador para passes bem conseguidos para ver se ele consegue chegar a tantos como o numero de golos que tem na liga. Cardozo não é definitivamente um jogador de futebol, anda enganado da vida tal como quem o mete a jogar. Só faz golos, um jogador destes nao interessa para uma equipa de colectivo.
    Quanto a Quique tens razão, fez muitos erros este ano, foi muito tardio nalgumas decisões acertadas e outras que ainda tem que acertar mas não o crucifiquem tanto. Ele sim, tem o melhor plantel mas também tem o mais complicado sem margem para dúvidas. O Benfica foi uma equipa que ao longo da época foi apresentando dificuldades ao treinador jogo a jogo. É óbvio que não é desculpa mas para mim tem mais um ano de crédito. Com as contratações acertadas para as posições mais carenciadas para o ano será um Benfica diferente... cá estaremos para ver, se ele continuar.

    Grande Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Puto quando dizes que o quim é bom estragas tudo...2 primeiros golos do nacional, 2 erros, 1º o centro é devagar e o nenê cabeceia quase na linha de golo...ficou entre os postes n sei a fazer o que, o segundo parecia um remate meu com o pé esquerdo...bola devagar apesar de bem colocada, um Gk de classe ia la busca-la...
    Quanto ao quique, tem feito alguns erros, mas não podemos andar sempre nisto, vamos ver o que vale para o ano sem uma equipa totalmente nova...
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o post do Igor.
    Mas, mesmo concordando com todos os pontos que ele referiu, não podia deixar de expressar a minha opinião sobre o trabalho desenvolvido ao longo desta época pelo Sr. Enrique Sánchez Flores no comando técnico do maior clube português.
    Começando logo com a chegada do treinador espanhol, ainda antes da pré-época se ter iniciado. Quique, que trouxe de espanha uma parte da sua equipa técnica começou por tomar uma decisão que não agradou certamente à maioria da família benfiquista, falo do afastamento dos trabalhos de campo,(e da própria equipa técnica digamos)de duas das maiores figuras da história do futebol encarnado - Diamantino Miranda e Fernando Chalana, homens que sabem o quanto aquela camisola pesa e que poderiam transmitir aos jogadores recém-chegados a chamada "mística" do emblema da águia,e o que realmente é envergar aquela camisola.
    Rui Costa, provavelmente não concordando de todo com este "capricho" do espanhol, acabou por aceitar.
    Passemos depois para as contratações, onde o Benfica, sem as receitas de uma participação na chamada "Liga Milionária", acabou por investir cerca de 25 milhões de euros!!!!!!!!!!!!!!!
    Quique pediu um jovem oriundo do colosso Real Madrid, de seu nome Balboa! que custou nada mais nada menos que 4 milhões de euros!!!!! resultado? dinheiro deitado ao lixo, jogou pouco e quando jogou, foi uma nulidade...
    muitos diziam que era jogador "de banco", a Ruben bastaram 3/4 jogos de águia ao peito para mudar a opinião a muita gente.
    Outro jogador referenciado por Quique, foi "El Mago" Aimar, jogador bem conhecido do treinador espanhol dos seus tempos do Valência, um jogador que fez sonhar toda a massa adepta. Só que Quique já havia referenciado que iria jogar num 4-4-2 "clássico", um sistema onde nem sequer entra um "10" posição preferencial do internacional argentino que custou aos cofres da luz cerca de 6,5 milhões de euros, é certo que Aimar, não jogando na sua posição de origem e muito fustigado pelas teimosas lesões musculares que teimaram em não o largar durante esta época, acabou por ser importante em alguns jogos, mas não teve a minima hipotese de mostrar o seu real valor.
    Depois, Quique pediu um jogador, seu compatriota, para ocupar a vaga na asa esquerda do ataque da águia, deixada em aberto pelo "Cebola" Rodriguéz, foi ele José Antonio Reyes, provavelmente o jogador mais influente da equipa esta época, em mais um tremendo esforço financeiro exercido pelo nosso director desportivo que conseguiu trazer o espanhol do Atlético de Madrid a título de empréstimo.
    Mas Quique ainda tinha mais um pedido a fazer, mais um dos seus "fetiches", era ele outro seu compatriota, Luis Garcia, avançado do espanhol de Barcelona, Rui Costa tentou tudo para satisfazer o técnico, mas os motantes de uma eventual transferecencia exigidos pelo clube catalão era proibitivo para os débeis cofres do nosso Benfica, ainda assim, Rui Costa satisfez o pedido do treinador com a segunda opção do espanhol para reforçar o ataque, o hondurenho David Suazo, que prometeu muito, mas que em muitas alturas, vendo o nosso melhor avançado sentado no banco (falo de Óscar Cardozo), não me pareceu a melhor opção para o ataque.

    Passando agora para a análise da época, não vou aqui mencionar a campanha tenebrosa do Benfica na fase de grupos da taça uefa, estava à vista o primeira grande falha do nosso ainda (infelizmente) treinador.
    No campeonato, vitórias suadas e exibições de nível extremamente baixo foram o prato do dia. Quique quis sempre adaptar os jogadores que tinha ao seu sistema de jogo em vez de fazer o contrário, revelando logo aqui a sua teimosia.
    A equipa nunca conseguiu criar as chamadas rotinas de jogo, pois quique apenas repetiu o mesmo onze 3 jogos consecutivos, e muitas das vezes as alterações feitas de um jogo para outro eram bastante intrigantes, como referiu o Igor, temos os casos de Sidnei, Yebda e Miguel Victor que no inicio da época passavam, sem mais nem menos de titulares a não-convocados.
    Depois temos ainda os casos das "adaptações", Quique tinha no seu plantel um dos melhores laterais esquerdos do futebol porugues nos últimos tempos, o brasileiro Léo, preterido por Jorge Ribeiro que quando até nem estava a jogar mal e já depois de Léo ter sido recambiado para o brasil, perdeu o lugar na equipa titular para um defesa central que ainda por cima é destro...
    Ruben Amorim, passou quase toda a época a jogar numa posição que não era a sua, mas quique só percebeu que Amorim jogava muito melhor no centro do terreno quando faltavam cerca de 5 jornadas para o fim e com os objectivos praticamente inalcançáveis, ainda sim o Ruben conseguiu ser um dos melhores esta época e já merecia uma maior atençaõ por parte do nosso seleccionador nacional.
    Quim, titular absoluto da baliza nas últimas duas épocas (e quantos pontos ele nos deu nestas últimas épocas? não têm conta...) é relegado depois do encontro com o Votória de Setúbal na Luz, para terceira opção, e tal como já foi referido anteriormente, com a equipa em 1º lugar, regressando à baliza quando a equipa se encontrava já em 3º lugar...
    depois há ainda Óscar Cardozo, para mim o melhor ponta de lança do nosso plantel, aliás, os seus números de golos falam por sí...

    Ah! Quique ao longo da época foi pedindo tempo para contruir a equipa, não vi construção nenhuma, aliás pareceme é que conseguiu destruir neste fim de campeonato aquilo que em alguns momentos da primeira volta conseguiu minimamente projectar.

    A a conclusão que tiro é que Quique, veio para portugal convencido de que vinha para uma liga infeiror à do seu pais, liga essa onde poderia projectar a sua carreira conquistando titulos, ou seja, Quique vê (ou via...) no Benfica nada mais do que uma rampa de lançamento para posteriormente sair para uma liga mais competitiva e mais atraente do ponto de vista financeiro.
    Agora a questão que coloco é:
    O que faria, por exemplo, um treinador português, com este mesmo plantel, que entende-se o nosso futebol e que visse o Benfica como o culminar da sua carreira, um exemplo de um desses treinadores é Fernando Santos, único treinador que conseguiu por o Benfica a jogar um bom futebol, não perdeu qualquer jogo no estádio da luz, acabou em terceiro lugar no campeonato, a um ponto do segundo e a escassos dois pontos do preimeiro, conseguindo ainda uma boa campanha nas competições europeias.

    Basicamente, resumo, o que para mim é o trabalho de Quique Flores no Benfica: um falhanço!

    Sou portanto a favor de uma possível saída de Quique Flores no fim desta época.

    Saudações Aboboreirenses!

    ResponderEliminar
  4. Eu só queria dizer três coisas , que isto de queixas sobre o Benfas , não me diz respeito ... Mas sendo um espaço aberto a opiniões ... Cá vai:
    Concordo com mesmo quase tudo o que o Ricardo disse ;
    Moreira na baliza ;
    E o problema foi mesmo o Quique ... Eu amei a equipa do meu Porto este ano ... Mas no ínício da época pensei "O Porto não tem hipotese contra estes gaiiijos" . Que plantel ali estava ... (Com algumas falhas , como tudo na vida .)

    ResponderEliminar
  5. Quique volta mas e para espanha, pq la e k estas bem...

    ResponderEliminar